-
Arquitetos: Jorge Figueroa + Asociados
-
Fotografias:Pablo Blanco
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício Fray León é um pequeno conjunto de 9 apartamentos localizado no setor de San Damián, na comuna de Las Condes; Santiago do Chile.
A proposta arquitetônica consiste em quebrar um corpo em fragmentos pequenos que gerem volumes e corpos únicos e identificáveis, sem repetir, praticamente sem modular. Se trabalha a forma de maneira a gerar identidade e pertencimento. Cada apartamento tem sua particularidade e sua característica.
O mais relevante da proposta é o espaço público e de acesso que se gera através de uma grande praça seca e que reúne os dois núcleos de circulação vertical. Esta praça é formada por planos de muros soltos, separados da estrutura principal do edifício e separados da área claramente "habitável", criando um pé direito duplo que protege e da uma sensação de maior intimidade ao interior dos apartamentos.
Estes muros criam um espaço escultórico, uma praça significativa, uma área de contemplação muito pouco habitual neste tipo de projeto.
Pátios de luz ultrapassam o corpo edificado em toda a altura do edifício até chegar ao subterrâneo, nos estacionamentos, levando vegetação, luz e ar a um espaço tradicionalmente escuro e inóspito. O mesmo ocorre nos espaços de circulações públicos entre as escadas e elevadores e apartamentos, que rodeiam as áreas de pátios internos e de jardins verticais.
Os apartamentos do primeiro andar dão diretamente em amplos jardins de uso exclusivo e os do terceiro andar, sobem através de uma escada e um espaço de pé direito duplo para a cobertura onde se encontra um grande terraço jardim.
Na fachada foram combinados elementos de concreto armado aparente e reboco branco, destacando-se grades que filtram a luz para o interior.